logo RCN

Por que Canoinhas não participará dos Jasc 2006?

Presidente da Fundação Municipal de Esportes fala sobre a polêmica

CANOINHAS ? Cartas, e-mails, depoimentos em rádio... Foram muitas as manifestações de atletas indignados que queriam uma única resposta ? Por que Canoinhas não terá um único representante nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) deste ano, já que sempre mantivemos uma média de três a cinco equipes participando de todas as edições do evento.

A resposta para essa questão está na boca de uma única pessoa: Giovani Bade, presidente da Fundação Municipal de Esportes, que se pronunciou essa semana sobre a polêmica.

De acordo com Bade, a restrição se deve ao redirecionamento de verbas e a qualidade técnica dos atletas canoinhenses.

Sobre o Futsal, uma das modalidades de maior potencial dos desportistas canoinhenses, Bade explica que, embora tenhamos passado pela fase classificatória para os Jogos, ?não temos condições financeiras de irmos para os Jasc?. Ele explica que a FME priorizou o Campeonato Estadual, no qual Canoinhas disputa o título da 1.ª divisão. O custo da competição alcança R$ 3,3 mil somente em inscrição, nas categorias sub-11 e adulto, das quais Canoinhas participa.

Sobre as outras modalidades, Bade fala em ?dificuldade técnica?.

No Futebol de Campo Sub-19, ele diz que os inscritos no início do ano não são os mesmos que estão jogando hoje, o que não é permitido pela organização dos Jasc.

No Bolão feminino, a própria equipe teria decidido por não entrar na disputa por entender que não teria condições de classificação no regional. No masculino, a FME retirou a equipe da competição baseada nos mesmos critérios.

No Tênis de Mesa, o ?nível técnico fraco? dos três atletas de Canoinhas, teria motivado a retirada da inscrição. Em 2005, a equipe canoinhense ficou em 3.º lugar na classificação geral. ?Os atletas desse ano não são os mesmos do ano passado?, pondera Bade.

No Handebol, a complicação é técnica, de acordo com o presidente da FME. Os goleiros não poderiam estar durante toda a competição, o que tornaria impossível a equipe ter um goleiro reserva.

Baseado em todos esses obstáculos, ?decidimos retirar todas as equipes para evitar uma situação vexatória e a crítica ser maior quando voltássemos dos Jasc?, afirma Bade.

Ele garante que a FME se esforçará para que Canoinhas participe dos Jasc 2007 e que até lá pretende promover eventos esportivos locais e incentivar a participação das equipes canoinhenses em competições regionais.
Anterior

Futsal em busca de parceiros

Próximo

1.ª Corrida Rústica de Canoinhas acontece neste domingo

Deixe seu comentário